Principal

Angiologista lança 1º livro brasileiro sobre uso da meia elástica

A meia elástica é eficaz para evitar o aparecimento de varizes? É orientação médica para comprá-la? Ela tem prazo de validade? Essas e outras perguntas são respondidas no primeiro livro brasileiro sobre o tema: “Terapia da Compressão” (Editora Di Livros), do angiologista Marcondes Figueiredo. 

Com linguagem clara e objetiva, o livro ilustrado tem 130 páginas e é indicado para orientar médicos e profissionais que trabalham com pacientes propensos a doenças venosas, como enfermeiros, fisioterapeutas e estudantes da área. A meia elástica é recomendada para tratar e prevenir úlceras de origem venosa, o edema postural na gestante, auxilia nas consequências das varizes e do linfedema (inchaço) dos membros inferiores. Nas atividades físicas, novos estudos mostram que a meia melhora a performance e a recuperação do atleta.

De acordo com os estudos apresentados no livro, as varizes estão presentes em cerca de 40-50% da população adulta, sendo mais prevalente nas mulheres. Nas grávidas, pode chegar a 50-70%. Figueiredo explica que as varizes regridem em sua grande maioria nos pós-parto e o tratamento das que não desapareceram deve ser iniciado apenas três meses após o parto.

Segundo Figueiredo, autor de mestrado sobre o tema e capítulos em outros livros, a meia elástica não evita o aparecimento das varizes, mas diminui a sensação de cansaço e dor. “Comprar uma meia sem orientação médica pode causar desconforto, garroteamento ou não ter ação nenhuma se tiver a compressão errada, portanto a meia deve sempre ser prescrita por um profissional da área da saúde e com as medidas, a compressão e o modelo”, orienta.

A compressão das meias existentes no mercado, expressa em milímetros de mercúrio (mmHg), varia de 15 a 50-60 mmHg. Figueiredo explica que para a compra é preciso a orientação de um especialista, pois é preciso saber as medidas da panturrilha e tornozelo, além da compressão exata para cada caso. Ele alerta ainda que se for de uso diário, a meia tem durabilidade de quatro meses. 

Terapia da Compressão 
Editora Di Livros
Autor: Marcondes Figueiredo
130 páginas