Terapia da compressão na úlcera de origem venosa

 

1.Qual a incidência da úlcera venosa?

A úlcera de origem venosa representa 70% de todas as úlceras dos membros inferiores entre pacientes adultos.

 

2.Qual a causa das úlceras de origem venosa?

As úlceras surgem devido a dificuldade de retorno do sangue venoso nos membros inferiores com as veias dilatadas e tortuosas, provocando com o tempo a HIPERTENSÃO VENOSA CRÔNICA no terço distal da perna com escurecimento da pele, fibrose local e com pequenas traumas levam ao aparecimento das lesões ulceradas.

3.Quais os tipos de tratamento para a úlcera de origem venosa?

Tem o tratamento clínico com HIGIENE E REPOUSO, uso de antibióticos. O tratamento cirúrgico - tratamento das varizes tronculares, endolaser, microespuma e ligadura endoscópica. O USO DA COMPRESSÃO NA CICATRIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DA ÚLCERA CICATRIZADA.

4.Quais os tipos de compressão utilizada no tratamento das úlceras de origem venosa?

Compressão elástica: 

• Ataduras elásticas 

• Ulcer Care

• Meia elástica

• Kit úlcera

 

Compressão inelástica

• Bota de Unna

• Circaid

• Polaina de Luccas

• Sistema multicamadas (Dyna-flex)

5.Compressão Elástica: 

Ataduras elásticas – Deve ser aplicado por pessoa treinada, sempre pela manhã após a higienização da úlcera sem EDEMA ou INFECÇÃO e retirada para dormir.

 

Ulcer Care – A única meia com zíper do mercado, tem 30-40 mmHg, é excelente para vestir, deve ser aplicada pela manhã com o membro sem edema e a úlcera sem infecção e retirada para dormir.

 

  

Meia Elástica – A meia tem de 30-40 mmHg, a mais utilizada é a ¾, deve ser aplicada pela manhã após o curativo, com o membro sem edema e a úlcera sem infecção e retirada para dormir.

 

 

 

Kit Úlcera – Uma meia com 30-40 mmHg, ¾ e para maior conforto do paciente, dividiu ela para maior comodidade. E o fabricante disponibiliza o produto em nove tamanhos.

6.Compressão Inelástica

Bota de Unna: A compressão inelástica mais antiga do mundo, consiste em uma pasta com oxido de zinco, gelatina e glicerina, embebida em atadura de crepe, deve ser aplicada morna, com o membro sem edema e a úlcera sem infecção, pode permancer até 7 dias no membro, quando será necessário a sua troca.

 

 

Circaid: Consiste em uma peça única com vários tiras que envolvem o membro desde o tornozelo até a panturrilha, é aplicada pela manhã e pode ou não ser retirada ao dormir.Também deve ser aplicado apenas no membro sem inchaço e úlcera sem infecção.

 

Polaina de Luccas – Idealizada por um médico brasileiro – George Carchedi Luccas, consiste em um envoltório fabricado artesanalmente, sob medida, com um velcro para mantê-la no membro. Também deve ser aplicado apenas no membro sem inchaço e úlcera sem infecção. Coloca pela manhã e retira para dormir.

 

Sistema multicamadas – Sistema de várias ataduras (uma para proteger, outra para comprimir e a terceira para aderir na perna, forma com a sobreposição das ataduras com uma compressão quase inelástica. Pode permanecer na perna por até 7 dias, quando é necessário a sua troca. Também deve ser aplicado apenas no membro sem inchaço e úlcera sem infecção.